segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Projeto Mascate - Poesia e Música, a vida em versos e acordes


   O  " Projeto Mascate - Poesia e Música, a vida em versos e acordes " propõe uma reflexão a respeito dos entrecruzamentos da atividade poética e da produção musical. A idéia é pensar como poesia e música fazem parte de um "todo" na história da arte no Brasil contemporâneo , embora poema e canção sejam produtos culturais distintos. 
    As atividades do projeto consistem em palestras, apresentações musicais e o sarau. Os temas das palestras serão:


"O que é uma canção? ”. 

   A palestra visa esclarecer o conceito de canção (enquanto confluência de letra e melodia). Nesse sentido, no decorrer da exposição, alguns exemplos musicais serão expostos (de músicas conhecidas e de “clássicos” da música popular brasileira) da relação poética e musical (textual e sonora), entre forma e conteúdo, que existe em toda canção. Os exemplos serão dados através de amostra das canções escolhidas em um som de vinil (para levar outra experiência, que é ouvir um LP, para os ouvintes). Será abordado que um disco de vinil, enquanto álbum, era uma obra (assim como um livro) em que pensavam no lado A, no lado B, no estilo e, muitas vezes, no tema a ser abordado.



" Tropicália : Poesia e Música."
  
   A exposição foca na análise de algumas canções do Tropicalismo (também escutadas no vinil), destacando a atuação de poetas como Torquato Neto e Capinam, na consolidação da Tropicália – movimento artístico, que dialogou com a ebulição cultural que ocorria no mundo nos idos dos anos 60, em pleno período da ditadura militar no Brasil. Esse amplo movimento artístico nos parece significativo para ilustrar a proposta abordada nesse projeto. Por ter sido um movimento diverso (com aspectos “cosmopolitas” e “sertanejos”), e ainda influente, nos leva a problematizar história contemporânea da música no Brasil e sua relação com a produção poética.

    Pretendemos estimular a criação e apresentação artística (poética, musical e teatral) em municípios que, muitas vezes, vivem em uma situação de exclusão social. Assim, o recital poético-musical traz como pano de fundo a intenção de levar (e incentivar) a arte e, dessa forma, levar também dignidade humana para que os moradores documentem seus sentimentos e também se (re) conheçam e criem.

Cidades por onde o Mascate passará...

- Itaberaí - GO
- Cidade de Goiás - GO
- Teresina - PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário